top of page

Breathe in...breathe out

Breathe in... Breathe out 🧘‍♀️🙏

Ao fim de alguns dias seguidos em isolamento social, confinada a um t1 e uma varanda, a mente começou a dar sinais de cansaço e até alguma irritação. É normal e válido que isso aconteça, nem a nossa mente nem o nosso corpo estavam preparados para esta rotina.


Hoje, quando acordei, decidi ouvi-la e fui dar uma caminhada até à beira rio, aproveitar para dar uma corrida e meditar. Um percurso não muito longo e que ainda nos é permitido. Enquanto caminhava em direção ao meu destino pensava "vou demorar muito tempo com esta caminhada e depois a meditação, vou atrasar a minha agenda de hoje". Eu procurava relaxar, sair da rotina, mas a minha mente estava focada naquilo que tinha para fazer, nas preocupações, estava longe do aqui e agora. Depois surgia outro pensamento "não Inês, isto não é desperdiçar tempo, vais ver que quando chegares a casa vais ser muito mais produtiva". À medida que ia caminhando estes pensamentos iam-se esbatendo, porque sabia que estava a fazer um esforço para tomar atenção ao aqui e agora, a cada movimento do meu corpo enquanto caminhava, aos sons que me rodeavam.


Fiz a corrida e depois escolhi um lugar onde pudesse sentir o sol no rosto, para meditar. No final da meditação voltei a fazer o mesmo caminho, que me pareceu tão diferente. Agora sim, estava consciente e a prestar atenção...às pessoas com quem me cruzava, às pedras no caminho e às flores bonitas que guiavam o percurso.


Estes pensamentos que tive, são normais e válidos, são as nossas preocupações que assaltam a nossa mente constantemente. O importante é termos uma atitude de não julgamento destes pensamentos, perceber que eles existem aceitá-los e depois prestar atenção ao nosso objetivo, para onde queremos ir.

É possível que todos consigamos fazer isto, implica treino, meditação regular e disponibilidade e motivação para a mudança.

Deixo-vos algumas ideias do que podem fazer durante este período de "quarentena": 1. Prestem atenção ao vosso corpo e à vossa mente; 2. Meditem; 3. Evitem passar o dia ficado(a) no telemóvel; 4. Evitem a exposição prolongada a notícias, escolham, no máximo, 2 momentos por dia 5. Criem novas rotinas

6. Mantenham o contacto com amigos e familiares 7. Invistam em projectos que estavam "parados na gaveta" 8. Sejam criativos 😉

 
 
 

Comentários


Inês Oliveira Ferreira
Psicologia Clínica e Consultoria
Design%20sem%20nome_edited.jpg
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

©2020 by inesoliveiraferreira 

bottom of page